REQUEIXO
Riba Vouga
O concelho de Requeixo
ENTRE O RIO ÁGUEDA E A RIA DE AVEIRO
Existiu outrora um extenso concelho na área actual do concelho de Aveiro, que abrangia o território entre Taipa e Requeixo do lado do rio Águeda e Porto de Ílhavo do lado da ria de Aveiro.
Compreendia as actuais freguesias de Fermentelos, Nariz, Nossa Senhora de Fátima e Requeixo.
Juntamente com as vilas e concelhos de Óis da Ribeira, Vilarinho de Bairro, Paus, a vila e concelho de Requeixo fez parte do almoxarifado de Eixo, com sede neste concelho.
A configuração do concelho de Requeixo, a sua dimensão, a extensa fronteira com o concelho de Eixo, a sua estagnação progressiva e o maior desenvolvimento do concelho de Eixo levaram a que em data incerta a sede do próprio concelho se instalasse em Eixo.
Toda a comunidade de vizinhos que formava este concelho está, hoje, integrada no concelho de Aveiro, com exceção de Fermentelos que está integrada no concelho de Águeda.
A designação oficial do concelho era Concelho de Requeixo de Riba Vouga
Texto construído a partir das seguintes fontes: “Calendário Histórico de Aveiro”, “Eixo na História” (pelo Padre João Gonçalves Gaspar), “Dissertação Histórico-Jurídica” (pelo dr. J. C .de Miranda), “Portugal Antigo e Moderno” (de Pinho Leal), e “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira”. E ainda da consulta dos documentos disponíveis na Torre do Tombo, no Arquivo Distrital de Aveiro e na Biblioteca Nacional de Lisboa.